Em dia de ato, mandamos cartas abertas para o Ministro Cardozo, a Presidenta da FUNAI e o Prefeito Haddad.

Enviamos hoje cedo essas cartas que escrevemos para apresentar nossa campanha para o Ministro Cardozo, a Presidenta da FUNAI e o Prefeito Haddad e pedir reunião com eles.

O Ministro, mesmo tendo sido convidado o lançamento da campanha, e recebido vários presentes, diz não saber da Campanha Resistência Guarani SP, por isso pedimos audiência com ele em Brasília para levar as mais de 3000 canetas que já temos.

É por essas que hoje estaremos nas ruas! Venham com a gente! Peju ke! Quinta-feira, 24/04, 17h, Vão Livre do Masp.

Baixa as cartas aqui, e leia abaixo.

Carta da Campanha Resistência Guarani SP ao Ministro Cardozo

Carta da Campanha Resistência Guarani SP à Presidenta da FUNAI, Maria Augusta Assirati

Carta da Campanha Resistência Guarani SP ao Prefeito Haddad

_____________________________________________________________

São Paulo, 23 de abril de 2014

 Sr. Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

 Assunto: Solicitação de Reunião sobre a Campanha Resistência Guarani SP

Estamos escrevendo para o senhor pois, como deve saber, lançamos na semana passada uma campanha pela demarcação das nossas terras tradicionais, Tenondé Porã e Jaraguá, localizadas na Grande São Paulo, que dependem da sua assinatura.

Por isso amanhã, dia 24/04, estaremos nas ruas fazendo uma manifestação na Av. Paulista que temos certeza que será muito forte.

Antes de lançar a campanha, enviamos para o senhor vários presentes, dentre eles uma caneta decorada com nosso trançado tradicional, para que não falte tinta para o senhor assinar a Portaria Declaratória das nossas terras, o que é a nossa esperança para devolvermos um futuro digno para nossas crianças.

Também convidamos o senhor para o Lançamento da Campanha, que ocorreu na frente do Pátio do Colégio, no dia 17/04, mas talvez o senhor esteja muito ocupado, e não recebemos nem resposta do convite, e nem dos presentes que mandamos.

Como o senhor não veio até nós, e o assunto é tão importante, pedimos com essa carta que o senhor nos receba em sua casa, no Ministério, para que a gente possa explicar o que é nossa campanha, e contar diretamente para o senhor porque precisamos tanto dessa assinatura, e das nossas terras.

Também queríamos aproveitar a oportunidade para falar de outras terras do nosso povo, que também dependem da sua assinatura, como a Terra Indígena Irapuá, no Rio Grande do Sul, a Terra Indígena Boa Vista, em Ubatuba, e tantas outras, já que mesmo como povo originário, nós Guarani vivemos sem quase nenhuma terra, em acampamentos de beira da estrada e outras situações degradantes, que deveriam ser motivo de vergonha para os brancos que tomaram nossas terras.

Além do lançamento da campanha, que contou com o apoio de inúmeros não indígenas que ainda se sensibilizam com a gente, fizemos uma petição online para pedir assinaturas dos brancos dando força pra o senhor ter coragem de assinar nossas portarias declaratórias. Prometemos enviar mais uma caneta simples pra cada assinatura que conseguíssemos e já temos mais três mil assinaturas.

Quando o senhor nos receber em Brasília vamos levar todas essas canetas e com isso com certeza o senhor terá tinta para garantir a demarcação das Terras Indígenas Tenondé Porã e Jaraguá e também de todas as outras terras do nosso povo e dos demais povos indígenas do país que dependem da sua coragem.

Se não viu, veja no site da nossa campanha os vídeos que fizemos, um deles diretamente destinado ao senhor Ministro:

http://campanhaguaranisp.yvyrupa.org.br

Vídeo da campanha:

http://youtu.be/btfb2eY7tSo

Aguyjevete!

Marcos dos Santos Tupã

Coordenador Tenonde da Comissão Guarani Yvyrupa

___________________________________________________________________________

São Paulo, 23 de abril de 2014

Sra. Maria Augusta Assirati, Presidente da FUNAI

Assunto: Solicitação de Reunião sobre a Campanha Resistência Guarani SP

 

Estamos escrevendo para a senhora pois, como deve saber, lançamos na semana passada uma campanha pela demarcação das nossas terras tradicionais, Tenondé Porã e Jaraguá, localizadas na Grande São Paulo, que dependem da assinatura do Ministro da Justiça.

Por isso amanhã, estaremos nas ruas fazendo uma manifestação na Av. Paulista que temos certeza que será muito forte.

Queremos conversar pessoalmente com a Presidenta da FUNAI sobre a campanha, para explicar o que estamos pedindo e o que estamos fazendo e gostaríamos que a senhora nos recebesse em Brasília, em um grupo de 6 lideranças, entre os dia 6 a 10 de maio.

Precisamos de apoio para garantir essas demarcações e de outras terras do nosso povo, que dependem da FUNAI e estamos especialmente preocupados com a situação da TI Jaraguá, que teve uma decisão de reintegração de posse contra nós.

Se não viu, veja no site da nossa campanha os vídeos que fizemos, um deles sobre o Jaraguá:

http://campanhaguaranisp.yvyrupa.org.br

Vídeo oficial da campanha:

http://youtu.be/btfb2eY7tSo

Vídeo da Retomada Simbólica do Pateo do Collegio:

http://youtu.be/ShzMhVgna-g

Vídeo sobre a Reintegração de Posse contra o Jaraguá:

http://youtu.be/lRr4sYnwGSU

Aguyjevete!

Marcos dos Santos Tupã

Coordenador Tenonde da Comissão Guarani Yvyrupa

_________________________________________________________

São Paulo, 23 de abril de 2014

Sr. Fernando Haddad, Prefeito de São Paulo

Assunto: Solicitação de Reunião sobre a Campanha Resistência Guarani SP

 

Estamos escrevendo para o senhor pois, como talvez já saiba, lançamos na semana passada uma campanha pela demarcação das nossas terras tradicionais, Tenondé Porã e Jaraguá, localizadas na Grande São Paulo, que dependem agora da assinatura do Ministro da Justiça.

Amanhã, dia 24, estaremos nas ruas fazendo uma manifestação na Av. Paulista com a mesma pauta, e temos certeza que será muito forte.

Queremos conversar pessoalmente com o Prefeito de São Paulo sobre a nossa situação, e sobre a nossa demanda pois somos os habitantes originários dessa cidade, e nunca fomos tratados com respeito.

Mesmo que a demarcação seja assunto federal, há três assuntos nos quais a Prefeitura pode nos ajudar diretamente.

O primeiro deles é uma ação de reintegração de posse que foi concedida contra nós, em primeira instância, em favor dos brancos que se dizem donos de terras que sempre foram nossas.

Estamos muito preocupados com isso pois vivem mais de 500 guaranis na aldeia tekoa pyau, mais da metade crianças, e não temos pra onde ir.

No terreno da aldeia, onde tem esse pedido de despejo, há construído e funcionando um Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI), que é da prefeitura. Ou seja, a reintegração de posse não é apenas contra nós, mas contra a prefeitura também, e por isso pedimos que o Senhor também participe na Justiça desse processo, defendendo o patrimônio da Prefeitura, e defendendo nossas terras.

Temos certeza que o senhor não quer ver no município que o senhor governa, um pinheirinho ser repetido contra os habitantes originários dessa terra, por isso pedimos essa reunião para conversar sobre isso.

Além disso, sabemos que a Prefeitura está tentando fazer votarem o Plano Diretor, e que na proposta apresentada pelo Vereador Nabil Bonduki nossas terras já foram consideradas da forma como a FUNAI as reconhece, com seus limites corrigidos. Porém, sabemos também que querem zonear um pedaço da TI Jaraguá, que é onde sofremos mais, como área industrial e isso é uma contradição que compromete o nosso futuro. Queremos apoio da Prefeitura para ter as nossas terras protegidas também pelo município, e por isso precisamos conversar pessoalmente.

Por fim, queremos que o Prefeito nos ajude a conseguir uma reunião com o Ministro da Justiça, que é do seu Partido, para mostrar a ele que também a prefeitura é favorável à demarcação das nossas terras e que o Prefeito sabe que nós somos os habitantes originários desse município e precisamos do nosso espaço garantido como manda a Constituição.

Quem sabe se o senhor nos ajudar, o Ministro encontre a coragem que é preciso para resolver nosso problema.

É muito pouco que pedimos diante de tudo o que nos foi tomado.

Se o senhor não viu, veja no site da nossa campanha mais informações sobre nossa situação, o mapa das nossas terras, fotos, também os vídeos que fizemos, um deles sobre essa situação no Jaraguá:

http://campanhaguaranisp.yvyrupa.org.br

Vídeo oficial da campanha:

http://youtu.be/btfb2eY7tSo

Vídeo da Retomada Simbólica do Pateo do Collegio:

http://youtu.be/ShzMhVgna-g

Vídeo sobre a Reintegração de Posse contra o Jaraguá:

http://youtu.be/lRr4sYnwGSU

Aguyjevete!

Marcos dos Santos Tupã

Coordenador Tenonde da Comissão Guarani Yvyrupa